Entrevista com a Profa Dra Maria Helena Larsson

Entrevista com uma sumidade quando o assunto é cardiologia veterinária, Maria Helena Larsson é professora da Faculdade de Medicina Veterinária da USP e grande referência em pesquisas e trabalhos na área.

Como a senhora vê a evolução da Cardiologia Veterinária da década de 70 para os dias atuais?

larsson-2.jpgNestas quase cinco décadas, a Cardiologia Veterinária no país apresentou grande avanço, sem  dúvida. Na década de 70, o exame de um paciente cardiopata resumia-se à anamnese, ao exame físico, à radiografia de tórax e ao eletrocardiograma, este mais na segunda metade da década. Sucessivamente, somaram-se ao exame cardiológico outros procedimentos como ecocardiograma e monitorização eletrocardiográfica ambulatorial (sistema Holter) e aferição da pressão arterial sistêmica. Atualmente, podem-se realizar ecocardiogramas em suas diferentes modalidades como eco tecidual, eco 3D, além de outros procedimentos intervencionistas, estes últimos menos difundidos em nosso meio.

No meu entender, essas novas tecnologias  que surgiram e são utilizadas atualmente contribuíram  para a diminuição, ou mesmo, esquecimento de se realizar um exame físico completo e minucioso, envolvendo, principalmente, a percussão e a auscultação torácicas.

2. O que a senhora acha da Cardiologia Veterinária brasileira no cenário mundial?

Em se tratando dos colegas que se dedicam quase que exclusivamente à Cardiologia, e frequentando os congressos internacionais com assiduidade, posso afirmar que a Cardiologia Veterinária Brasileira está bem frente aos cenário mundial, embora isso não seja reconhecido.

3.  Qual a sua opinião sobre a concessão do título de especialista em Cardiologia Veterinária?

Creio que é hora, sim, de a SBCV conceder esse título, desde que seja de forma justa e a quem de direito.

4. Após 45 anos de docência, quais as principais lições e conselhos que a senhora tem a oferecer aos novos médicos veterinários?

Após estas quatro décadas e meia de atuação na clínica, das quais  as três últimas mais dedicadas à cardiologia, o que posso dizer aos novos  colegas é que não desanimem nunca, mesmo frente às dificuldades que parecem, no momento, intransponíveis e o grande segredo é estudar, estudar, estudar…SEMPRE para se manter atualizado.

A Profa Dra Maria Helena Larsson é graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (1970), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s