Dirofilariose – Inimigo em Ascenção

dog1 

 

A dirofilariose foi inicialmente identificada nos Estados Unidos em 1847. É uma doença cosmopolita, mais prevalente em regiões subtropicais e tropicais seu agente etiológico é conhecido como Dirofilária Immitis.

O parasita é um tipo de nematoda que tem como hospedeiro definitivo o cão, sua forma adulta reside no coração e nas artérias pulmonares podendo causar complicações como insuficiência cardíaca e doenças pulmonares com possível evolução ao óbito.

A dirofilaria é transmitida através da picada do mosquito infectado iniciando o ciclo, as larvas migram até o coração onde se tornam adultas. As larvas adultas produzem as microfilárias que são liberadas na circulação. O animal infectado é picado pelo mosquito, no mosquito a microfilária sofre mudanças e se tornam infectantes iniciando um novo ciclo.

Os animais infectados podem ser assintomáticos, ou apresentar sintomas como: perda de peso; intolerância ao exercício; tosse; letargia; dificuldade respiratória; desmaios e distensão abdominal.

O diagnóstico pode ser realizado através de testes rápidos de sangue ou exame de ecocardiografia, pela identificação dos vermes adultos no coração e artéria pulmonar. A abordagem terapêutica é dependente da severidade da infecção e deve ser sempre orientada pelo médico veterinário.

A dirofilariose é uma zoonose, isso significa que ela pode afetar nós seres humanos. Infecções a humanos são raras e não ocorrem por contato direto com os animais, assim como em nossos amigos nós precisamos ser picados pelo mosquito infectado.

A prevenção é a melhor opção, procure sempre a orientação de seu médico veterinário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s